O que muitas pessoas ainda não sabem é que o Tratamento de rugas de expressão, além de ajudar em questões estéticas vem sendo estudado e aplicado pelos dentistas para melhorar alguns problemas de saúde bucal, principalmente os relacionados aos músculos da mastigação

Indivíduos que apresentam Bruxismo (ranger os dentes) ou apertamento dental têm relatado melhoras significativas nos quadros de dor e desgaste dentários. Além disso, uma das aplicações mais comumente utilizadas para o Tratamento de rugas de expressão é a correção do chamado Sorriso gengival.

Harmonização Orofacial

Para um sorriso ser considerado esteticamente agradável 3 fatores precisam estar em harmonia e proporção: os dentes, a gengiva e os lábios. Quando ocorre uma desproporção na quantidade de gengiva exposta durante o sorriso (consideramos normal o aparecimento de até 3mm) acontece o que chamamos de Sorriso Gengival. Para muitos pacientes essa condição traz um desconforto estético muito grande podendo até prejudicar a sua autoestima.

Antes de indicar o melhor tratamento é preciso identificar a causa dessa exposição excessiva da gengiva que pode ser: por um encurtamento do lábio superior, coroas dos dentes curtas, excesso de osso maxilar, excesso de gengiva ou por hiperatividade dos músculos elevadores do lábio superior.

Os tratamentos podem variar entre uma cirurgia para correção do excesso de gengiva (gengivoplastia), cirurgia ortognática (para correção da desproporção de osso maxilar) ou a utilização do Tratamento de rugas de expressão (principalmente nos casos de hiperatividade muscular) entre outros.