Problemas relacionados a região das gengivas, incluindo aí o tecido ósseo (que circunda os dentes) e os ligamentos que unem esse sistema complexo, não se restringem à halitose (mau hálito). Doenças periodontais causam sérios danos à saúde bucal. Perda de dentes é um deles. Os riscos começam com o acúmulo de placa bacteriana, que pode provocar gengivite e/ou atingir áreas mais profundas, infectando o tecido ósseo e os ligamentos.
Esses problemas são tão graves que não se limitam à boca, mas têm relação direta com outras enfermidades. A inflamação periodontal pode elevar os fatores de risco para doenças do coração e também se tornar uma porta de entrada de infecções em um corpo debilitado por diabetes.
O tratamento começa com a remoção cuidadosa das placas bacterianas, utilizando técnicas minimamente invasivas para evitar traumas na área já inflamada. O segundo passo é treinar o cliente para que ele mesmo remova a placa bacteriana no seu dia a dia de maneira meticulosa e sem machucar a região: a partir do uso correto de fio dental e da escova, até indicação de acessórios mais adequados ao seu perfil.
Para completar esse “resgate” da saúde das gengivas e de seus sistemas, se inicia o programa de manutenção preventiva, com consultas periódicas em intervalos de dois a seis meses de acordo com cada caso.
Segundo nossos preceitos, cuidar da saúde bucal é oferecer qualidade de vida ao cliente. E a manutenção preventiva oferecida pela clínica está diretamente ligada à estética. Por isso, a periodontia é o ponto de partida para qualquer tratamento realizado na nossa clínica.
Esta especialidade é também a responsável pela plástica gengival. Por meio de microcirurgia, técnica minimamente invasiva, o excesso de gengiva é retirado para dar mais beleza ao sorriso ou feito enxerto nos casos de raízes expostas.
Plástica de Gengiva
Dentes alinhados contam muitos pontos na beleza de um sorriso. Mas, em alguns casos, a gengiva é a principal responsável pela desarmonia estética.
O problema é comum: A gengiva avança sobre os dentes, dando a impressão de que eles são bem menores. A solução é remover o excesso por meio de uma plástica, que lembra a remoção de uma cutícula.
O contrário também é possível acontecer: a retração da gengiva acaba deixando a raiz do dente exposta e, consequentemente, torna-o extremamente sensível. Sua aparência também não é nada agradável. A solução é repor a gengiva por meio de enxerto de tecido da própria pessoa, o chamado enxerto autógeno.